Wordpress ou Blogger qual o melhor ?

Tempo de leitura: 3 minutos

WordPress ou Blogger: Qual a melhor plataforma?

Ao criar um site, é normal se deparar com a dúvida de qual plataforma utilizar. O WordPress e o Blogger são as duas plataformas mais populares e utilizadas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Antes de decidir qual a melhor plataforma, é necessário listar quais as diferenças nos principais pontos de cada plataforma.

Fácil ao usuário:

O Blogger tem um painel administrativo fácil de ser utilizado e simples, sem conhecimentos técnicos prévios. Mas provavelmente isso se deve ao fato de possuir menos recursos do que o WordPress, que oferece maiores funcionalidades no painel.

Design:

O Design do Blogger é mais limitado e grande parte dos blogs é similares uns aos outros, enquanto o WordPress mantem uma liberdade criativa maior, deixando os blogs mais personalizáveis. O Blogger possui um template mais fácil de editar, mas o WordPress oferece um catálogo maior de templates e um visual mais profissional.

Armazenamento:

O Blogger oferece 1GB de espaço gratuito, enquanto no WordPress você precisa contratar um serviço de hospedagem, mas possui um espaço em disco ilimitado. Mas existem também a versão do WordPress.com que é semelhante ao blogger, você não precisa de uma hospedagem, porém suas limitações são bem parecidas com a do blogger.

Plugins:

Os recursos oferecidos por plug-ins são bem úteis para quem possui um blog, especialmente para quem deseja profissionaliza-lo. O Blogger não possui plug-ins, apenas os widgets mais básicos, enquanto o WordPress oferece vários plug-ins nativos, como por exemplo para a otimização de SEO.

Domínio:

O domínio padrão do Blogger é .blogspot, mas você tem a opção de comprar seu domínio por fora e configura-lo para uso no Blogger. Já no WordPress.org você precisa comprar um domínio – normalmente .com ou .com.br – mas é configurado na própria plataforma.

Rentabilização:

Esse é um passo importante para quem deseja profissionalizar o blog. No Blogger, normalmente você só rentabiliza seu site com o Google AdSense e anúncios, enquanto no WordPress você pode trabalhar não só com AdSense e anúncios, mas também possui uma liberdade maior para trabalhar com afiliados, banners, links e etc.

Ambas são plataformas de gerenciamento de conteúdo bem utilizadas, no entanto para quem deseja ter um blog profissional, o WordPress é a melhor escolha devido aos recursos que são oferecidos.

O WordPress é uma plataforma user-friendly, possui código aberto e funcionalidades que vão ajudar não apenas a você, criador de conteúdo, mas também ao visitante. É possível adquirir, por exemplo, plug-ins de cache para WordPress, captura de e-mails, aprimoramento de SEO e entre outros, totalmente nativos, o que não é oferecido com o Blogger, por exemplo.

É possível ter um blog de sucesso com o Blogger? Sim, mas com o WordPress seu blog não apenas será de sucesso como será mais completo e com maiores funcionalidades. É uma plataforma mais agradável, profissional e flexível, além de oferecer controle completo sobre o seu site.

Afinal escolher uma plataforma de gerenciamento de conteúdo para seu blog é uma decisão a longo prazo, afinal não haverá a preocupação de migrar seu blog para uma plataforma profissional quando o sucesso chegar, não é mesmo?