Checklist: 5 coisas que você precisa fazer antes de colocar seu site WordPress no ar

Tempo de leitura: 7 minutos

Você está pronto para lançar o seu site em WordPress.  Todos os dias milhares de novos sites aparecem na web. E é por isso que você quer ter certeza de que seu site se destaca e brilha desde o início, não é mesmo?

Neste artigo, preparei um checklist das 5 coisas que você deve fazer antes de lançar seu site em WordPress. Imaginando que você já tenha contratado um servidor de hospedagem para seu site em WordPress, vamos lá:

1 – Instale uma solução de backup para o seu site em WordPress:

wordpress backup

Você deve sempre configurar uma solução de backup WordPress em seu site. Backups são como uma forma segura de você ter os arquivos de seu site, pois se algo der errado, você poderá sempre recuperá-lo. Há muitos plugins bons gratuitos e pagos de backups que você pode configurar em seu site em poucos minutos.

Os que mais utilizo são:

Como solução premium eu uso este: Backupbuddy 

E os 2 melhores grátis:

BackUpWordPress 

BackWPup Free – WordPress Backup Plugin:

Se você quer ter a certeza de que os backups são automaticamente programados e são salvos em um serviço de armazenamento em nuvem como o Dropbox, Amazon S3, ou Google Drive, recomendo usar BackupBuddy, que é rápido e fácil de configurar. Ele também pode armazenar seus backups em vários locais. É também mais fácil de restaurar os arquivos, caso precise.

2 – Proteja a administração do seu site em WordPress :

segurança-wordpress

Como o WordPress é um dos CMS´s mais populares do mundo muitas vezes acaba sendo um alvo de ataque hackers, então é fundamental protegermos nossa área de administração contra possíveis invasões. Listamos 3 dos melhores plugins de segurança para WordPress para você escolher:

iThemes Security (formerly Better WP Security)

O iThemes Security certamente é o melhor plugin de segurança que você pode encontrar. É robusto, tem uma interface agradável o que torna mais fácil para qualquer novato de usar. Este plugin corrige muitas questões que pode deixar seu WordPress vulnerável, assim como reforça a segurança. Por exemplo, ele vai mascarar as páginas de login e de administração, e vai remover as informações que por ventura estão no seu WordPres que possa dar acesso não autorizado ao seu site, além disso irá fazer a varredura em seu site para em busca de possíveis vulnerabilidades, e ainda irá fazer backups regulares de seu banco de dados.

O painel de administração do iThemes Security apresenta uma lista de itens a serem feitos, listando do mais importante para o menos.

Em seguida você pode clicar em cada item e ser redirecionado a uma página onde você pode ativar essa opção de segurança.

Para usuários mais experientes do WordPress tem uma série de opções avançadas.

All In One WP Security

O plugin All In One WP Security & Firewall oferece quase os mesmos recursos que iThemes.

Entretanto uma funcionalidade que se destacada no All In One WP Security é a utilização de um sistema de medição dos recursos instalados no WordPress, qual após analise apresenta uma classificação de segurança baseada em pontuação.

Com apenas um clique você pode fazer o backup do banco de dados do WordPress e enviá-lo por e-mail. Ou, fazer o agendamento de backups automáticos de forma reiterada, sendo que ao final do trabalho um e-mail com as informações são encaminhas para o e-mail cadastrado.

Ao contrário iThemes Security, a interface deste plugin não é tão fácil de usar, no entanto oferece algumas opções mais singulares para determinados sites.

 Wordfence Security

Este plugin mostra se algum arquivo do blog foi alterado, além de enviar um e-mail quando algum plugin está com atualização pendente, ou há alguma tentativa de acesso a seu blog por pessoas não autorizadas.

O plug-in varre o conteúdo do WordPress, além dos temas e demais plugins, em busca de alguma adulteração ou bug, ajudando a manter o WordPress livre de ameaças.

3 – Verifique se seu site contém erros 404 Erros:

erro-404

Em um site erros 404 pode criar uma experiência ruim para o usuário. Você precisa se certificar de que todas as páginas do seu site estão carregando corretamente, e se há alguma página com erro. Se você já adicionou o seu site no Google Webmaster Tools, então você poderá encontrar as páginas que dão erro 404 não encontrado no seu relatório de rastreamento.

Para um novo site, é provável que você não adicionou o seu site ainda no Google Search Console ou ferramentas para webmasters. Neste caso, você terá que procurar manualmente seu site e se certificar que tudo está funcionando como esperado. Se você tem um monte de conteúdo, então você pode ir através de suas páginas mais importantes.

4 – Instale o Google Analytics:

google-analytics-para-wordpress

Você não pode melhorar o seu site se não souber como seus leitores estão interagindo.

O Google Analytics é a maneira mais fácil de entender como os seus leitores estão interagindo em seu site. É uma ferramenta onde podemos coletar algumas informações como de onde estão vindo seus leitores, quantas visitas o seu site teve, qual tempo médio de duração de cada visita, e etc. É importante que você instale  o Google Analytics antes do lançamento, para que você possa acompanhar desde o começo como foi o esforço de seu trabalho antes do lançamento do site e assim melhorar cada vez mais de acordo com o comportamento dos usuários em seu site. Ele também irá ajudá-lo a manter um registro histórico do dia, semana, mês e ano, de quando você lançou e quanto o seu site tem crescido desde então.

Recomendo os dois melhores plugins para Google Analytics para WordPress:

Google Analytics by Yoast

Google Analytics Dashboard for WP 

5 – Verifique as configurações de SEO:

seo-para-wordpress

Otimizar seu site para os motores de busca poderá ajudá-lo a crescer o seu tráfego de forma constante após o lançamento.

Melhor plugin google analytics para wordpress:

Yoast SEO plugin :  Yoast SEO plugin  é o plugin de SEO mais amplamente utilizado para WordPress. É um plugin gratuito, que oferece-lhe quase todas as características para otimizar seu site, incluindo sitemap XML para o seu site em WordPress.

O recurso On-page de análise realizado por este plugin é um dos destaques chave, que poderá ajudar qualquer usuário WordPress para entender o quão bem um post é otimizado antes que ele seja publicado. Ele vem com painel de configuração de otimização global onde você pode gerenciar cada elemento bastante facilidade. Você também pode gerenciar a otimização social, com Yoast plugin. Se você está procurando um plugin de SEO para WordPress, este é um dos melhores.

Algumas funcionalidades do plugin google analytics para wordpress :

  • XML Sitemap
  • Análise da Página
  • Meta e Links
  • Breadcrumbs
  • Integração com Redes Sociais
  • Edição de .htaccess e robots.txt

DICA EXTRA PARA TURBINAR O SEO DO SEU SITE:

Plugin para Imagens: SEO Friendly Images

Se você otimizar suas imagens corretamente, poderá também aumentar o tráfego para o seu site. SEO Friendly Images é um plugin simples que otimiza as imagens em seu site, inserindo ALT e TITLE atributos adequados para motores de busca.

É muito importante ter tag adequada com cada imagem que você usar em seu blog, porque se você não usar tags que vai enfraquecer a qualidade geral de sua página.

Pesquisa de imagens no Google é um dos principais fatores de busca e bilhões de pessoas estão à procura de imagens em uma base diária, então porque não fazer o melhor uso de suas imagens?